Gestão motivacional de pessoas e otimização dos processos de produção. Assim entendo o desenvolvimento de conteúdos criativos.
Vejo o conteúdo criativo, ou os bens e serviços da economia criativa como um processo, uma adequação de experiências antigas e novas formas de uso das idéias já existentes. O aperfeiçoamento dos processos, integrado com a capacidade intelectual de criar novos questionamentos são as bases para o desenvolvimento de conteúdos criativos.
Ao longo de 4 anos a Nova Letra vem concebendo e desenvolvendo projetos culturais integrados com o turismo, a gastronomia, os negócios e meio ambiente. São projetos com resultados concretos, capazes de modificar positivamente a dinâmica econômica e social das comunidades onde estão sendo realizados.
Baseado no diálogo permanente entre todos os setores do processo construtivo do projeto cultural, buscamos aproximar as experiências profissionais e de vivência das equipes de trabalho e fornecedores para podermos desenvolver os projetos de maneira mais sustentável.
A idéia é conseguir dar valor, gerando resultados positivos e satisfatórios para o público consumidor dos projetos criados e desenvolvidos pela empresa.
O conteúdo criativo não se restringe ao produto final. Um festival, uma peça teatral, uma campanha promocional, uma oficina temática para arte educação. O conteúdo criativo engloba o posicionamento estratégico do projeto que queremos desenvolver, as etapas de produção, a distribuição, promoção do produto cultural e hoje, principalmente, a utilização racional dos recursos financeiros, ambientais e humanos disponíveis.
Entendo que a concepção do conteúdo criativo pode acontecer de forma individual, em momentos próprios do agente criativo. Porém, também compreendo que a finalidade do que foi criado deve ter função ou utilização coletiva. O conteúdo criativo não necessariamente deva gerar dividendos financeiros. Ele pode produzir ou promover o bem estar de pessoas, oferecendo experiências positivas para todos que participam do processo.
O desafio da economia criativa não é conceber novas e geniais idéias ou produzir projetos culturais de grande repercussão. A questão é manter o conteúdo criativo usual, em constante desenvolvimento e aperfeiçoamento para a promoção de experiências positivas para que os produz e para quem os consome.
Fernando Elpídio